sexta-feira, 15 de julho de 2016

Nurembergue


NUREMBERGUE
 

Milena Gouveia
Milena Renata
Priscila Lapinto
Tarija Rodriguez
Thaís Conceição
Vanessa Santana
                                                                                                                  
Resumo: Este trabalho é sobre a cidade de Nuremberg, com objetivo de relatar a parte geográfica, e seus fatos históricos, durante o período da Segunda Guerra Mundial ·

Palavras-Chaves: Tribunal de Nuremberg, Julgamento, Território.

Aspectos Físicos 

 
Nurembergue maior cidade alemã localizada a 49 27'10 N 11 04'40 E do estado da Baviera na região administrativa da Média Francónia, com área urbana de186, 4 km², a maior parte do território é ocupada por áreas construídas e áreas agrícolas, o restante do território é utilizado pelo transporte , como; estradas, ferrovias e aeroporto, com 40% do espaço urbano ocupado por áreas verdes, como; florestas, lagos e rios, onde as florestas Seebalder Reichswald e Lorenzer Reichswald formam o cinturão verde da cidade,em conjunto com os prados ao longo das margens dos rios Pegnitz e Regnitz,  cidade rodeada por varias serras de média altura, onde apresenta pluviosidade baixa , pois as serras dificultam a passagem de chuvas, predominando clima parcialmente continental e temperado marítimo. Situa-se na chamada bacia de Nuremberg, de superfície bastante plana, formada por arenito originários do triássico superior, superfície intercalada por montanhas baixas formada pela erosão, o solo por sua formação ser composta de arenito, influencia no tipo de vegetação e agricultura, sendo assim a cidade responsável pelo fornecimento de verduras e frutas.

Sua hidrografia é formada por três rios e um canal, a cidade estende-se ao longo do rio Pegnitz ao qual nasce ao norte da região, passando pelo centro histórico e desaguando no rio Rednitz, onde se juntam formando o rio Regnitz, afluente do rio Meno, e no oeste passa o canal Meno-Danúbio que deságua no rio Meno, o canal é também chamado de Europakanal, pelo fato de interligar o rio Danúbio ao rio Meno e o Reno, possibilitando o transporte fluvial do mar negro ate o mar do norte.



 



Fato Histórico

A cidade Alemã Nurembergue, ficou famosa após uma serie de comícios nazistas feitos pessoalmente por Adolf Hitler durante Segunda Guerra Mundial e foi à segunda cidade alemã que mais sofreu durante o bombardeamento dos Aliados, e por também como sendo a sede do tribunal internacional que julgou os líderes nazistas, políticos, militares e seus colaboradores, responsáveis por perseguição a homossexuais, deficientes físicos e mentais, judeus, ciganos, testemunhas de Jeová por manterem-se politicamente neutro e se recusarem a prestar serviço militar ou saldarem a bandeira, escravidão, o assassinato de milhões de pessoas, e o comando da realização de experimentos pseudocientíficos em pessoas, entre outros crimes cometidos nos campos de concentração e nos anos de guerra, que ficaram conhecidos como o Holocausto.

Os julgamentos ocorreram entre 20 de novembro de 1945 e 1 de outubro de 1946 no palácio da justiça na sala 600. Os juízes foram dos países vencedores da guerra, ou seja, norte-americanos, soviéticos, britânicos e franceses. A realização de um tribunal de exceção, sem a escolha de advogados pelos réus, foi decidida pelos países vencedores, principalmente dos norte-americanos que eram responsáveis por controlar o julgamento, cuidar dos presos políticos, vigiar os acusados, além de fazer toda a segurança do local. Foi um julgamento extremamente tenso, os norte-americanos precisaram tomar conta de uma série de detalhes, como: a “carta de Londres” determinou como seria a composição do tribunal e também estabelecia que fossem julgados somente crimes entre Alemães e outras nacionalidades, ou seja, crimes entre Alemães foram excluídos desse julgamento. Além disso, todos os acusados de conspiração, crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade (racismo) foram julgadas baseadas nas leis Anglo-Americanas.

Com isso, também se fez necessário que tudo fosse traduzido em quatro idiomas, então os interpretes traduziam simultaneamente o julgamento em quatro idiomas, que além do Alemão e Inglês, incluíram também Francês e Russo, todos os 22 acusados foram vigiados 24 horas por dia por soldados americanos. O julgamento foi dividido em quatro fases: requerimentos de promotores e advogados para atualizar ou corrigir os casos, deliberações dos juízes, apresentações da acusação e da defesa sobre os casos e interrogatório de testemunhas, especialistas e réus. Os advogados de defesa, muitos deles nazistas, contaram com a ajuda dos réus para elaborar estratégias e argumentos, um dos acusados, Hermann Göring foi uma dor de cabeça para a promotoria por discursar muito bem e não se intimidar. O julgamento durou quase um ano (de novembro de 1945 a outubro de 1946) e 21 pessoas julgadas, e dessas pessoas, apenas três foram declaradas inocentes, eles foram Franz Von Papen foi um opositor dos nazistas antes que estes chegassem ao poder, mas um grande aliado após sua ascensão, Hans Fritzsche era ajudante de Goebbels no Ministério da Propaganda, e Hjalmar Schacht um banqueiro Alemão responsável pela recuperação econômica da Alemanha na década de 1930 ele participou de um atentado a Hitler junto com a resistência Alemã e foi enviado também aos campos de concentração, de onde só saiu com o fim da guerra, mas Rudolf Hess e Hermann Göring amigos pessoas de Hitler, foram condenados. Os condenados a morte foram executados na prisão da cidade, os sete principais criminosos de guerra condenados à prisão foram enviados para o presídio de Spandau, em Berlim.

Outro julgamento famoso foi o dos médicos responsáveis por fazer experimentos nas pessoas, foram sete médicos condenados à morte, cinco a prisão perpétua e os outros receberam diferentes sentenças se prisão. De 1945 a 1949, foram julgados ao todo 199 homens, dos quais, 25 receberam pena de morte, 20 foram condenados à prisão perpétua, 97 a penas curtas de prisão e 35 foram absolvidos, dos 21 principais lideres nazistas capturados, 12 foram condenados ao enforcamento, 3 à prisão perpétua,3 foram absolvidos e os outros foram condenados a penas curtas de prisão.

 Duas das sentenças ao enforcamento não foram executados, pois os condenados Hermann, Goring e Robert Ley cometeram suicídio antes do seu cumprimento, as outras dez foram cumpridas no presídio da própria cidade, na manha do dia 16 de outubro de 1946. Um dos acusados, Martim bormann, não compareceu ao julgamento, pois foi dado como morto. Joachim Von ribbentrop estava entre um dos principais e mais influentes políticos do terceiro reich, e ocupava o cargo de ministro das relações exteriores. Sua sentença no tribunal foi de enforcamento. Outro fato marcante no tribunal de Nuremberg foi à criação do colégio de Nuremberg, documento que tratava sobre a necessidade da ética no desenvolvimento de pesquisas e experiências em seres humanos. Esse código foi formulado após ser tomado conhecimento das atrocidades praticados dos campos de concentração.



REFERÊNCIAS:

Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuremberga . Acesso em 15 de julho de 2016.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Julgamentos_de_Nurember.  Acesso em 15 de julho de 2016.


Um comentário:

  1. -Senti falta de uma introdução que contextualizasse o cenário que possibilitou o Tribunal de Nuremberg.
    -Precisa ter atenção a organização dos parágrafos. às vezes, as ideias ficam confusas.

    ResponderExcluir

Tire a sua dúvida!

Nome

E-mail *

Mensagem *