sexta-feira, 15 de julho de 2016

Pearl Habor

Pearl Habor



Autores: Fernanda Caroline,
 Roberto Messias,
Rhanna Emanuelle,
Stéphanie Silva,
 Eduarda Melo,
Alan Santana,
Mayra Mirele,
Oseias

Resumo: Esse texto retrata sobre o ataque japonês na frota americana em Pearl Habor, citando a influência que o mesmo teve na segunda guerra mundial, os motivos e as consequências que levaram a este acontecimento.

Palavra Chave: Pearl Habor, segunda guerra, Havaí.


Texto:
A segunda guerra mundial aconteceu por volta de 1939 á 1945, a guerra começou pela Europa, passando pelo continente africano e pelo continente Asiático, se espalhando por outros continentes. A segunda guerra se iniciou em 1939, foi quando os nazistas da Alemanha invadiram a Polônia. A segunda guerra só se torna realmente em 1942, depois da invasão dos nazistas da Alemanha na União Soviética e depois do ataque do Japão na frota americana em Pearl Habor, em 1941 que acabou envolvendo outros países na segunda guerra, assim se tornando mundial.
No ano de 1941, em Pearl Habor localizada no Havaí (EUA) foi atacado pelos japoneses, o ataque foi uma catástrofe, os japoneses bombardearam Pear Habor com várias bombas e em apenas duas horas foram mais de 3581 soldados americanos mortos, mais 18 navios e 249 aviões de Pear habor destruídos, tudo isso em apenas duas horas, obrigando então os Estados Unidos á entrar na segunda guerra mundial.
O Motivo pelo qual os Japoneses atacaram Pearl Habor foi porque os EUA bloquearam os benefícios que davam ao Japão, devido o Japão ter invadido a Indochina e entre outros países como: A Birmânia, China, Coréia e Filipinas. Temendo que o Japão invadisse os Estados Unidos, o presidente Roosevelt tratou logo de bloquear os benefícios que davam para o Japão, para que não houvesse um crescimento militar e nem econômico. Primeiro ele desfez dos acordos comerciais que mantiam com o império do Sol Nascente, começaram a transferir o petróleo e as matérias-primas (minérios) de lá, que seriam fundamentais para a indústria de guerra japonesa e acabam com todo o crédito que o Japão tinha com os Estados Unidos.
A estratégia do Japão era de tomar as posições defensivas para futuramente travar uma guerra desgastante com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.
Os Japoneses sabiam muito bem da potência militar dos EUA, então planejaram atacar Pearl Habor, onde ficava a frota americana no pacífico, lá estavam vários navios, aviões, e armamentos. Com a intenção de fazer um ataque surpresa para ganhar tempo para fixar-se numa área cujo raio fosse o maior possível. Deveria ser um ataque surpresa, só que existem relatos de que os Estados Unidos já sabia do ataque, mas que deixaram serem atacados para assim ter um bom motivo para atacar o Japão.
Contam-se que meses antes, foram removidos as melhores armas, soldados, bombas potentes, navios e aviões da frota americana de Pearl habor e os mandaram para outro local, como a Califórnia e entre outros lugares.
Segundo o historiador John Toland:
O presidente Roosevelt já prévia o ataque dos japoneses. No Havaí, mais teria fechado os olhos para o ataque, com a intenção de travar uma guerra com o Japão, mesmo os Estados Unidos sabendo deste ataque, ou não, foram cerca de seis meses parados, sem tomar nenhuma atitude militar no pacífico. Durante esses meses, pouco tempo depois os Estados Unidos conseguiu se recuperar com toda á sua força.
Conclusão: Através do ataque, deu-se início a segunda guerra mundial, um dos motivos usados pelos Japoneses foi devido ao bloqueio de benefícios, pois o Japão já havia invadido vários outros países. Vários soldados morreram nessa explosão, porém o Japão tinha uma estratégia em mente, assim travando á guerra.

*Referencia:
Educação.uol.com.br
Guiadoestudante.abril.com.br

Pearl Harbor – HAVAÍ



*Aspecto físico: O Havaí tem uma altitude média de 925 metros, localizado no arquipélago do Oceano Pacífico, seu ponto mais alto possui 4,206 metros de altitude. Sua maior parte está no sudeste do arquipélago, tendo as oito maiores ilhas do Havaí, no total existem 132 ilhas, estendendo-se por 2,45 mil quilômetros. A Ilha teve sua formação graças aos vulcões que se expandiram lentamente ao leito do mar, uma teoria é usada para explicar essa formação: à medida que a placa tectônica no leito de muito do Oceano Pacífico move-se em direção ao noroeste, o ponto quente mantém sua posição (ou seja, não se move juntamente com a placa tectônica), lentamente criando novos vulcões. Isto explica o fato de que são apenas os vulcões do sudeste do Havaí que continuam ativos.

*Localização – coordenada:
21°23'28.01"N 157°42'51.32"W.

*Geologia:
 O Havaí tem sua formação por recursos naturais, tendo seu solo preenchido de pedras e cinzas vulcânicas, que possuem grandes nutrientes, graças às erupções vulcânicas que ocorreram no sobsolo da ilha. As pedras encontradas na ilha são macias, e o solo acaba sendo usado para cultivo.

*Formação de relevo:
A formação de relevo neste local é constituída por tempestades constantes, e fortes ventos, que acabam criando arco-íris, que estão quase sempre presentes diariamente. No Havaí, há a presença que várias praias que proporcionam a formação de relevo. Nestas praias há muitas montanhas. 

*Clima:
A temperatura no Havaí varia de região a região. Tendo um clima tropical, o Havaí é quente em todo o ano. As regiões se variam em: 27°C no verão, e 25°C no inverno. Médias mínimas de 21°C no verão e de 18°C no inverno. No dia 27 de abril de 1931 foi registrada a temperatura mais alta, sendo 38°C, em Pahala. Já a mais baixa, foi de -11, no Monte Mauna Kea, em 17 de maio de 1979. Uma informação importante, é que as temperaturas raramente caem abaixo de 0°C no estado.

*Vegetação:
O Havaí possui vegetação natural, além de ter plantas únicas na Ilha, como a “A árvore Koa”, que é utilizada para produção de moveis, já a árvore “Lilikoi” produz maracujá suculentos e amarelados.

*Hidrografia:
 A ilha do Havaí se encontra localizado em meio de um estado americano, considerado o mais isolado em relação ao resto do país, no oceano pacífico. O oceano pacífico cobre um terço da superfície terrestre, sendo chamado de o maior oceano do mundo.

Área: 166,000,000 km2
Profundidade média: 4,280 m
Volume: 723,700,000 km3
Profundidade máxima: Fossa das Marianas - 11,022 m

*Referências:

Um comentário:

  1. -Senti falta de uma pesquisa mais profunda. No entanto, o texto conseguiu cumprir o que foi proposto.

    ResponderExcluir

Tire a sua dúvida!

Nome

E-mail *

Mensagem *