sábado, 26 de novembro de 2016

A RETOMADA DO CONSERVADORISMO PELO MUNDO

A RETOMADA DO CONSERVADORISMO PELO MUNDO

C.E.P.E.S.F

*Componentes:
Eduarda Melo;
Fernanda Caroline;
Rhanna Emanuele;
Roberto Messias;
Stéphanie Silva;
Sara Vieira;

*Professores: Wagner, Yuri
Turma: 302/ 3ºBM


[Imagem retirada do YouTube]

Resumo: Neste artigo será relatado como o Conservadorismo está constantemente presente em nossa sociedade atual, desde seus conceitos, a sua origem nos tempos atrás, e qual o poder do mesmo sobre suas vitimas. A partir de um pequeno conhecimento sobre o assunto, o texto a seguir tem como objetivo dar entendimento sobre tal forma de raciocínio presente hoje em dia.

Palavras Chave: Conservadorismo, preconceito, preservar, tradições.


O Conservadorismo nos séculos antigos:
Definir o Conservadorismo não é uma tarefa fácil, pois o mesmo não é uma ideologia da maneira que o socialismo é enxergado, o Conservadorismo é a tendência de raciocínio, que pode estar em qualquer posição no aspecto político (também se aplica em outros aspectos), assim não sendo um modelo socioeconômico. Em outras palavras, o Conservadorismo pode ser considerado uma “disposição e tendência” para preservar o que está estabelecido, com um ponto de vista existente, sendo contra a mudança ou inovação.
O Conservadorismo é uma tendência de raciocínio que se pauta pela prudência, a partir da tradição, cultura, e do seu passado, claro que isso não significa que o ser conservador não está aberto a evoluções, ou que não progride, mas por meio de tais prudências, o mesmo valoriza os conceitos que lhe foram ensinados desde sua infância, e que em seu ponto de vista, os conceitos presentes hoje são algo “fora do comum”.
Há algo interessante que deve ser citado aqui, onde há uma diferença entre um ser conservador, e um ser revolucionário: o Revolucionário tem noção que seu futuro é certo, inevitável, e que tudo que o mesmo tem conhecimento é um “progresso para o futuro”. Já o ser conservador, acredita nos conceitos que lhe foram concebidos, e que os mesmo pode manter um futuro com base nisso.
Para um maior entendimento, é necessário estar ciente de que tradições e costumes não se constroem de maneira rápida, o conservador utiliza o passado para idealizar seus argumentos e pensamentos, tradições e culturas são construídas a partir do tempo, cujo para o conservador os mesmo servirão como informação para as pessoas de como o seu ponto de vista se aplica.

O Conservadorismo nos Estados Unidos:
A questão do conservadorismo nos EUA é gigante, de 1983 até a chegada do presidente Obama, os homossexuais não poderiam fazer doações de sangue, o casamento de pessoas do mesmo sexo ainda é bastante questionado no local, e muitas pessoas ainda praticam o ódio á homossexuais, caso que teve um grande impacto nos últimos tempos foi do americano que atacou uma boate LGBT em Orlando, na Flórida, o mesmo matou mais de 50 pessoas.
Outro caso recente, e sobre o novo presidente dos EUA, Donald Trump, o mesmo faz parte do Partido Republicano, que é um partido conservador, faz parte de alas religiosas, onde é contra o casamento gay, aborto, liberação ao uso de drogas, etc.

Arábia Saudita e Paquistão:
Como é de conhecimento, os países Islâmicos são bastantes conservadores, lá cristãos são diariamente perseguidos, e mortos, igrejas são destruídas por Islâmicos conservadores. Os Mulçumanos que prezam pela tradução, ainda existindo mulheres que utilizam a Burca, um véu que cobre todo o corpo, ou o Niqab, que deixa apenas os olhos visíveis. O Al-Amira que cobre apenas o cabelo e o ombro.
Muito desses países mantém uma tradição conservadora, o casamento ainda é organizado pelos pais, e os mesmos não podem recusar a missa profética de Moises, ou são mortos.
Os mesmos também preservam o casamento de pessoas mais velhas com crianças, e os homens podem ter várias mulheres, porém a mulher de forma alguma pode se relacionar com outros homens, assim levando chibatadas, podem ser pressas, e até mesmo mortas.
Os países que mais aderem ao islâmico são a Arabia Saudita, e o Paquistão. Em outros países houve algumas mudanças, infelizmente as mulheres lá são submissa a seus maridos, assim não tendo muitos direitos a escolhas, nem morais, e até mesmo de vestes.

Conservadorismo nos dias atuais:
Hoje em 2016, onde o Conservadorismo cresce a cada dia, nossa sociedade muda constantemente com as novas leis, e modo de vida implantado. Hoje é possível ver a convivência de pessoas com classes sociais diferentes, pessoas com etnia diferente no mercado de trabalho, o avanço das mulheres, a conquista das mesmas com o movimento feminista, buscando mais espaço na sociedade, no mercado de trabalho, etc. Porém, devido a esses avanços, o número de seres conservadores em nossa sociedade só avança, pesquisadores de uma universidade de Ontario, no Canadá apontam que pessoas menos inteligentes tendem a serem mais conservadoras e preconceituosas. Não que essa pesquisa relacione a falta de inteligência com a escola, ou coisa do tipo, mas sim a personalidade dessas pessoas de ter uma mente fechada, de não estar aberto a ter conhecimento a esse avanço da sociedade, assim estes abraçam uma ideologia de direita, se tornando seres preconceituosos, ignorantes, e violentos.
O preconceito é uma das ações utilizadas pelos conservadores, não só o racial, mas todo o tipo de preconceito. Na sociedade a fora, pessoas negras são diariamente vitimas de racismo, violência, e em alguns casos até morte, tudo isso por um pré-julgamento de caráter alheio, baseado apenas em sua cor. O mesmo acontece com homossexuais, religiosos em todo país usam termos de baixo calão para se referir aos mesmos, onde são acusados de serem pecadores, e todo tipo de ignorância, tudo isso por uma “diferente” forma de amar.

Conclusão: É possível afirmar que não existe um “Modelo Conservador”, pois o conservadorismo é uma negação á ideologia. O mesmo seria um olhar diferencial á sociedade, onde suas atitudes se baseiam em volta de sentimentos, ao invés de utilizar a ideologia. Em outras palavras, o ser conservador é aquele que, com ideias e conclusões diferenciais, se sente como o tal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire a sua dúvida!

Nome

E-mail *

Mensagem *